O administrador do seculo XXI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTAÇÃO – CCA/UDESC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL
DISCIPLINA DE TRABALHOS ACADÊMICOS
PROFESSOR PIERRY TEZA
RESENHA CRÍTICA
Djonatan Costa Velasco
ROSÁRIO, P. O administrador do século XXI: a sustentabilidade e as teorias de administração. 16 Jun. 2012. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2013.
O artigo “O administrador do século XXI: a sustentabilidade e as teorias de administração.” fala sobre o papel do administrador na sociedade contemporânea, traz informações baseadas de algumas teorias de administração, e também fala sobre a nova era da sustentabilidade. O autor é Paulo Rosário, bacharel em administração de empresas pela Universidade Federal do Pará formado em 2011, pós graduado em gestão financeira e mercado de capital pela Faculdade Ideal Belém/PA em 2012, trabalha como Analista de Faturamento no Grupo RBA BAND – Diário do Pará, em Belém.
O administrador do século XXI segundo Paulo Rosário, bacharel em administração de empresas e pós graduado em gestão financeira e mercado de capital, é um profissional dinâmico e que tem que se moldar junto com as evoluções da sociedade. O administrador deve estar preparado para as mudanças e novos desafios, capaz de entender o ambiente externo de sua empresa, voltado sempre a pensar e agir em direção a questões ambientais, econômicas, educacionais, políticas e sociais, utilizando as teorias de administração para auxiliá-lo em suas ações e decisões.
Desde a teoria clássica de Fayol e a teoria cientifica de Taylor que serviram de base para a administração como ciência, a administração vem se moldando, fazendo com que as empresas entendam de suas responsabilidades sociais e que seus gestores também respondam as necessidades do exterior de sua empresa. Devido a isso surge a era da sustentabilidade, que coloca o ambiente como principal fator na estrutura e comportamento das empresas. Outro fato na era sustentável, é que ambiente