O Perfil do Administrador do Seculo XXI
Hoje estamos vivenciando diversas mudanças em nossa sociedade, dentre elas é a mudança do perfil do administrador de antes para os dias atuais. Na medida em que o tempo passa faz-se necessário mudar, inovar e aperfeiçoar-se para que o mercado de trabalho possa absorver.
Os administradores que antes estavam bem acomodados em suas cadeiras, macias e confortáveis, tiveram que se levantar e por a mão na massa, passar a ter um envolvimento maior com suas equipes, ter rígidos valores éticos e um bom planejamento estratégico.
Administrar não e ter poder e sim ser respeitado por sua hierarquia. O administrador se conhece e conhece os problemas e defeitos dos seus colaboradores, sabe suas próprias falhas e pede desculpas, sabe reconhecer erros e sucessos de sua equipe.
O administrador desse novo século deve conhecer a si mesmo para que possa gerenciar suas emoções e de sua equipe. Existe uma frase de Edgar Schein (2009) que resume bem o conceito desse novo administrador: “O líder do futuro será uma pessoa que pode conduzir e seguir, ser central e marginal, esta hierarquicamente acima e abaixo, ser individualista e membro da sua equipe e acima de tudo, ser um eterno aprendiz...”.
Pode-se dizer que o administrador do século XXI, é mais humanizado e menos autoritário, estar em constantes mudanças, tem uma vida equilibrada, integro para poder deixar um bom exemplo de integridade, ética, moral e honestidade para seus colaboradores e a sociedade.
Referências bibliográficas http://www.pensandomarketing.com/home/id65.html - Acessado em 25/08/13
COVEY, R.Stephen – Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes – Beste Seller - 2009.