sala de aula
II – oferecer ao (a) estudante informações referentes a distintos tipos de descriminação e preconceitos.
III – Estimular o desenvolvimento de uma imagem positiva dos grupos inferiorizados.
As Considerações dos Princípios Escolhidos
Devemos citar aos alunos, quais os tipos de descriminações e preconceitos que enfrentamos no dia a dia, sejam na sala de aula ou na sociedade em que vivemos. Trabalhando de várias maneiras os tipos de preconceitos e ensinar a respeitar as diferenças do ser humano.
Mostrando aos alunos as conseqüências de ter preconceitos, e mostrar que todos são iguais perante ‘‘DEUS‘‘. Não há descriminação entre, (negros, brancos, portadores de deficiência, classe social, religião, culturas e etc...), deixando claro que cada um tem que ter respeito com o próximo, independente de suas escolhas.
Um dos maiores preconceitos são o racismo, e a melhor maneira de estimular o aluno de forma positiva sobre o conteúdo, é mostrar o valor de cada grupo étnico. Mais do que isso é indispensável que reflitam em sua plenitude as contribuições dos diversos grupos, para formação da nação e da cultura.
Quais são as conseqüências do daltonismo cultural na vida escolar dos alunos.
O daltonismo cultural é classificado quando o professor/mediador tem dificuldade de especificar as diferentes personalidades e culturas dentro do ambiente escolar.
A conseqüência do daltonismo é a falta de desempenho dos alunos, pois o mesmo sente excluído, desvalorizado e conseqüentemente acaba ficando com baixa auto-estima. Mostrando desinteresse em aprender e até mesmo agressivo, sente-se que está sendo tratadas com diferença, muitas gerando discriminação e preconceito.
No texto “multiculturalismo e educação”: desafio para prática pedagógica, autora nos mostra três diferentes abordagens do multiculturalismo.
Fazer uma discussão com os colegas do grupo sobre qual das abordagens esteve presente na formação