A sala de aula
O presente trabalho fala sobre a sala de aula, mais precisamente sobre o conhecimento que a escola oferece e práticas tradicionais, fala também sobre como organizar os alunos em trabalhos individuais, coletivos e em grupos e as vantagens dessa organização. Também mantendo rotinas e normas e organizando o ambiente escolar, trabalhando corretamente com livros, materiais didáticos a educação fica mais disciplinada.
O objetivo deste trabalho é ajudar os professores a deixar a sala mais harmônica e organizada para melhor o rendimento de seu trabalho.
Este trabalho está dividido em 6 partes. A primeira parte fala sobre o conhecimento específico da escola, a segunda em como organizar grupos de alunos e suas vantagens.
Na terceira parte fala sobre as rotinas e normas da sala de aula que favorece a organização das atividades em sala, na quarta parte fala do espaço que pode ser utilizado em sala de aula, ou seja, transformar o espaço de sala de aula em vários ambientes.
Na quinta e na sexta parte fala sobre, a organização dos materiais didáticos, e como trabalhar com os livros com os alunos.
A metodologia utilizada foi por meio de pesquisa bibliográfica, no caso uma apostila ofertada pela professora.
A Sala de aula
A escola trabalha com o conhecimento de uma forma bastante específica e o espaço onde esse trabalho efetivamente acontece é a sala de aula.
Pensar a organização da sala de aula é pensar a relação de professores e alunos com o conhecimento.
Muitos professores, contudo, repetem velhas práticas de sala de aula por mera tradição, sem pensar, no sentido que tem. A repetição mecânica de normas e procedimentos, através do tempo faz com que tais práticas pareçam " Naturais", " Obrigatórias ".
Um exemplo de prática tradicional é o apego que certos professores demonstram a idéia de "Silêncio". Mas o silêncio dos alunos o tempo e a qualquer custo revelam uma visão de crianças como seres passivos, que devem ficar o tempo todo