QUESTÕES E TÓPICOS PARA DISCUSSÃO SOBRE S.A.P.
1. Por que em geral as empresas que produzem altos volumes de poucos produtos tendem a fazer planejamentos com horizontes mais longos?
Porque devemos visar às necessidades futuras com um longo horizonte de antecedência, para que se possa tomar decisões melhores quanto a possíveis grandes incrementos de capacidade, que são decisões de grande inércia.
2. Discuta os possíveis motivos pelos quais as empresas no Brasil têm muita dificuldade em conseguir bom desempenho no aspecto "cumprimento de prazos".
O planejamento sempre é realizado, porém imprevistos ocorrem.
No caso da produção, temos a mão de obra (se algum funcionário faltar à equipe fica desfalcada), a matéria prima (pode haver perda mais que o esperado para o período e pode acabar sem aviso prévio), o maquinário (podem ocorrer manutenções nas maquinas, parando a produção), todos esses impactos afetam o prazo estimado com o cliente.
3. Que tipo de dificuldade a prática do global sourcing pode trazer à empresa se o critério usado para decisão for apenas o preço cotado pelo fornecedor?
O problema de trocar um fornecedor por outro simplesmente visando menor preço, é que o barato pode sair caro, muitas vezes o produto é barato por ser um produto inferior ou até mesmo pela localização da empresa.
Todos os itens devem ser analisados, pois se forem ignorados, em vez de reduzirmos custos, podemos causar prejuízos e deixar a fábrica parada.
4. Como uma empresa que produz farinha de trigo pode usar os serviços aos clientes para “descommodItizar” seus produtos?
Podendo oferecer serviços adicionais a farinha de trigo, como por exemplo, colocando uma receita de torta, bolo ou algo que utilize o produto.
5. Por que os clientes que se encontram em um ambiente mais turbulento e imprevisível tendem a valorizar mais fornecedores com entregas mais rápidas?
Porque geralmente “esses clientes” não fazem planejamento e inventário