Hardware e Processamento de Dados
Definição de Hardware:
Equipamento necessário para que você possa executar o seu trabalho.
Sistema tecnológico com entrada, saída e processamento de dados através de um software.
Armazenamento e processamento de dados, servidores, desktops, notebooks, palms, celulares, mobile, tablet....
Iinfra-estrutura de tecnologia
É a junção de componentes para solucionar problemas mediante a necessidade computacional.
Hardwares: Consistem na tecnologia para o processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados.
Softwares: Que podem ser software de sistema ou de aplicativos, software de sistema é responsável por administrar os recursos e o software de aplicativo aplica atividades ao computador solicitado pelo usuário.
Gerenciamento de Dados: Consiste em softwares que gerenciam dados, organizam e processam, para que possam ser disponibilizados para o usuário, exemplo: Firebird, Postgre, SQL Server e outros.
Gerenciamento de Redes: Proporciona conectividade de dados, voz e vídeos.
Serviços: Para operar e gerenciar os outros componentes da infra-estrutura de TI e também para ensinar os usuários a utilizar essa tecnologia.
Equipamentos
Os equipamentos mais usados pelas empresas, hoje, são: os minicomputadores (de pequeno porte), os microcomputadores (de médio porte), conceitualmente todos realizam funções internas idênticas, mas em escalas diferentes, os Servidores (podem ser de pequeno, médio ou grande porte), Sustenta Redes, Sites, ERP, BD), MainFrame (de médio/grande porte), Grande capacidade de processar quantidades de informações com rapidez e solidez até 1 T Flops (um trilhão de cálculos por segundo), Supercomputadores (Grande porte) Processamento extremamente rápido com cálculos que envolvem milhares de variáveis e equações e milhares de medidas - uso científico e militar.
Também separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores.