Alemanha
Industrialização-> iniciou no sec XIX , na Prússia, foi somente em 1870 q ocorreu a grande arrancada industrial alemã.
Contavam com vários fatores favoráveis, mas foi o geopolítico q retardou a arrancada industrial do pais.
O principal artífice da unificação da Alemanha foi Otto Von Bismarck, chanceler da Prússia ( o Estado mais rico e poderoso da confederação germânica)
A arrancada do processo de industrialização
Após a unificação política houve um acelerado processo de industrialização na Alemanha, a ponto de o pais, em fins do sec XIX, já ter ultrapassado o Reino Unido e a França, alem de ter liderado com os EUA , os avanços que caracterizaram a 2ª Revolução industrial.
O rio Reno é uma importante via de transporte para vários países europeus ligando grandes regiões industriais.
Com o passar do tempo, mtas industrias foram se concentrando na confluência dos rios Ruhr e Reno , qse na fronteira com países baixos, graças a disponibilidade de grandes jazidas de carvão mineral e à facilidade de transporte.
Gradativamente a pop q vivia no campo foi migrando para as cidades, constituindo importante reserva de Mão de obra. Assim à medida q o trab assalariado foi se disseminando, ampliava-se o mercado consumidor. E além disso foram devolvidos a Alsácia e a Lorena ricas em carvão e minério de ferro pela frança e tbm pagaram alta indenização aos alemães . isso significava mais recursos e acesso a novas fontes de energia e matérias primas.->intensa industrialização alemã.
Alemanha se unificou tarde e perdeu a fase mais importante da corrida colonial e embora tivesse obtido algumas colônias na partilha da África e tbm algumas ilhas no Pacifico poucas vantagens pôde usufruir , pois esses territórios eram limitados em recursos. O pais se viu privado de acessos aos mercados consumidores, às reservas de matérias primais e às fontes de energia necessárias para viabilizar sua expansão industrial. Esse fato acabou levando a