Elementos do Projeto Arquitetônico
1. INTRODUÇÃO
A palavra projeto significa intento, desígnio, empreendimento, plano geral de edificação. A Construção de uma obra idealizada pelo arquiteto ou engenheiro deverá atender às solicitações das especialidades em que o profissional atuar e responder às necessidades do solicitante do projeto, isto é, do cliente.
O desenho arquitetônico é, em um sentido estrito, uma especialização do desenho técnico normatizado voltado à execução e a representação de projetos de arquitetura. É formado pelo conjunto de registros gráficos produzidos por arquitetos ou outros profissionais durante ou não o processo de projeto arquitetônico. O desenho de arquitetura, portanto, manifesta-se como um código para uma linguagem, estabelecida entre o emissor (o desenhista ou projetista) e o receptor (o leitor do projeto).
Abordaremos, neste trabalho, a leitura e interpretação do Projeto Arquitetônico, ou seja, o ponto de partida para qualquer projeto de edificação.
2.0 ELEMENTOS DO PROJETO ARQUITETÔNICO
2.1 PLANTA BAIXA
A planta baixa é a representação gráfica de uma vista ortográfica seccional do tipo corte, obtida quando se passa pelo edifício um plano projetante imaginário, horizontal e secante, a uma altura calculada de forma a seccionar o máximo possível de aberturas (em média de 1,50m a 2,00m) e considerando com sentido de visualização do observador o de cima para baixo. A porção da edificação acima do plano de corte é eliminada e representa-se o que um observador imaginário posicionado a uma distância infinita veria ao olhar do alto a edificação.
2.2 PLANTA DE LAYOUT
A importância para as plantas com layout do mobiliário. Elas são de extrema importância durante a elaboração de um projeto, pois auxiliam a definir as áreas de circulação, sua utilização e a posição de vários móveis e equipamentos que o cliente, por ventura já possua, e não quer se desfazer na nova casa ou apartamento.
Evidentemente o profissional terá o