Fichamento arquitetonico
1) Partido Arquitetônico: É a idéia preliminar de edifício a ser projetado.
2) Método de projetar. Para seu desenvolvimento são necessários:
a) Traçar diretrizes para o ordenamento da idéias;
b) Distinguir os passos a serem seguidos;
c) Estabelecer uma sequência de atos consecutivos.
3) Projetar: idealização do edifício a ser construído. É fruto da imaginação, da sensibilidade do autor, de sua percepção e intuição próprias.
4) Projeto: Documento explicativo do que deve ser o edifício projetado. Produto do ato de projetar. Ë composto por um conjunto de plantas, contendo os desenhos do edifício.
5) Desenho arquitetônico: Linguagem própria para explicar o projeto arquitetônico.
PROCEDIMENTOS PARA O PROJETO ARQUITETÔNICO:
O ato criativo de projetar parte de uma conjugação de variáveis. Para tanto, é possível estabelecer uma ordem de procedimentos que estimulam o projetista à realização do trabalho criativo.
1a Etapa: coletar, armazenar e analisar informações. Dados teóricos, parâmetros, variáveis de natureza conceitual e os dados de natureza fisico-ambiental (dados relativos ao terreno).
2a Etapa: desencadear o processo de síntese e obter a idéia da solução arquitetônica. Formulação da idéia básica do edifício. Etapa do partido arquitetônico. Nesta etapa, transpõem-se para o papel, na linguagem própria do desenho arquitetônico, as idéias formuladas.
3a Etapa: evolução da idéia até chegar a conclusão do projeto. Desenvolvimento da idéia expressa no partido arquitetônico.
A 1a e a 2a etapas são obtidas através de debates com a clientela, pesquisa bibliográfica, discussão com especialistas, visitas à edificações similares, análise de edifícios com finalidades idênticas, intuição do projetista.
ASPECTOS CONCEITUAIS DO TEMA:
O tema arquitetônico é a finalidade específica ou predominante que serve de motivo para a elaboração do projeto do edifício. Ex: Escola