O que é arquitetura Carlos Lemos
Discente: Carolina
“O que é arquitetura” Carlos A. C. Lemos.
Fichamento Capítulo 1: “A construção bela”
No livro “O que é arquitetura”, Carlos Lemos começa proferir sobre o modo em que as pessoas interpretam a relação entre arquitetura construção e beleza. Lemos também indaga a “duvida a respeito da subjetividade dos julgamentos a cerca do que seja ou não uma construção bela e os conceitos de beleza do autor da obra.” (Capítulo 01 Pág. 07).
De maneira metodologia Lemos nos aconselha dividir as construções em geral em três grandes grupos: As levantadas segundo um critério artístico qualquer, por todos conhecido; as erguidas sem um desejo especifico de se fazer arte, mas admiradas por poucos elementos da sociedade a elas contemporâneos, ou mesmo por terceiros a posterior como verdadeiras fontes de prazer estético, e finalmente, as construções nascidas ao acaso, por iniciativa de pessoas realmente destituídas de senso estético e que a ninguém agradam. (Capítulo 01 Pág. 08).
Ao respectivo terceiro caso, Lemos dialoga o fato de não se desejar ou pensar no mínimo de beleza estética em uma construção e salienta exemplos de construções temporárias que tem como objetivo servir como abrigo e não contém proposito nenhum em arte. (Capítulo 01 Pág. 08).
Já no segundo grupo de construções, Lemos diz “permite-nos indagações mil sobre o prazer estético oferecido a revelia de seus responsáveis diretos”. (Capitulo 01 Pág.09).
No primeiro grupo Lemos exibe que “procurava-se sempre realçar a prioridade da aparência” (Capítulo 01 Pág. 20).
Fichamento Capítulo 3: “Partido Arquitetônico”.
“Lemos começa mencionando a seguinte definição: ”Arquitetura seria, então, toda e qualquer intervenção no meio ambiente criando novos espaços, quase sempre com determinada intenção plástica, para atender a necessidades imediatas ou a expectativas programadas e caracterizadas por aquilo que chamamos de partido.”