O que e um fichamento
É o registro dos estudos de um texto ou livro, tem por objetivo facilitar a execução de trabalhos acadêmicos e a assimilação dos trabalhos estudados e pode ser utilizado para:
Identificar as obras;
Conhecer seu conteúdo;
Fazer citações;
Analisar o material;
Elaborar a crítica;
Auxiliar e embasar a produção de textos.
No caso de vocês servirá principalmente para conhecer o conteúdo do texto e auxiliar futuramente na produção de novos textos.
Tipos de Fichamentos
Existem três tipos de fichamentos:
Fichamento bibliográfico: É a descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra ou parte dela.
Fichamento de conteúdo: É a síntese das principais ideias de uma obra. Contem a interpretação pessoal do que foi dito.
Fichamento de citação: Composto por citações fiéis do texto fichado.
3º PASSO - Como fazer um fichamento?
Vamos analisar o exemplo a seguir:
"O corredor, espaço que serve para comunicar ambientes, é o pesadelo dos arquitetos. Uma planta que tem corredores longos é pouco eficiente. Um prédio de escritório com muita área de circulação é um prédio mal resolvido. Um corredor comprido, escuro e deserto é causa de um horror vacui, um espaço claustrofóbico, anônimo, desconcertante. Mas um apartamento de muitos quartos e sem corredores é um apartamento de aproveitamento máximo e sem desperdício de área ou, num mundo onde o espaço sempre é mercantilizado, um “bom” apartamento.
Arquitetos do mercado imobiliário sempre lutam contra ele, mas Rafael e todos os arquitetos que viveram antes do século XVII já tinham resolvido essa questão: eles projetavam palácios enormes, de 500, 1000, 5000 m2, sem nenhum corredor. Área de circulação: 0%, área útil: 100%. Assim eram as plantas dos palácios renascentistas: uma porta para cada cômodo vizinho, e tanto mais portas melhor."
Fichamento bibliográfico: O autor nos traz uma reflexão sobre o que é o corredor e o seu papel na composição do projeto arquitetônico através da história.
Fichamento de