Alemanha
Aspectos Econômicos: Terceira potência econômica mundial, a Alemanha é a economia mais forte e importante do continente europeu. No mundo perde somente para os EUA, Japão.
Nas indústrias, há o predomínio da metalurgica e da química. O maior centro financeiro do país é Frankfurt. Na cidade de Frankfurt estão situados o Banco Central Europeu e a Bolsa de Valores.
No ranking de competitividade organizado pelo Fórum Econômico Mundial, o país ocupa a sétima colocação. Nele há empresas e instituições atualizadas que produzem e dominam a tecnologia de ponta, com atuação em nível internacional. O país conta com uma mão-de-obra de trabalhadores qualificados e especializados. No setor educacional há um sistema de formação profissional de grande nível almejado em todo o mundo.
Em 2003, a economia alemã alcançou um superávit de 129 milhões de euros, sendo a mercadoria alemã recordista de vendas ocupando o primeiro lugar no setor de exportações no mundo.
A indústria é a principal atividade do país, cerca de 6,4 milhões de alemães trabalham em 49.000 empresas do setor industrial, e movimentam um volume de vendas que atinge 1,3 bilhão de euros ao ano.
Aspectos Culturais e Sociais: A língua alemã e os seus dialetos foram a língua francesa da Europa central, oriental e setentrional. Hoje, a língua alemã é uma das línguas que desperta mais interesse por parte dos estudantes de línguas, em todo o mundo. Muitas figuras históricas, ainda que não sendo alemãs, no sentido moderno da palavra "alemão".
Aspectos Naturais: O território alemão se estende desde as montanha dos Alpes no sul do país até a costa do mar do Norte e do mar Báltico no norte. Na área central há terras altas, florestas. No norte da Alemanha predominam as terras baixas.
Relevo
As terras baixas recebem os cursos dos rios Reno, Danúbio e Elba. O relevo da Alemanha é dividido em amplas planícies ao norte e montanhas que se estendem do centro ao sul do país. Nas áreas verdes há a vegetação de