Trabalho de geografia 3
Industrialização
Francesa
IFRJ-Paracambi
Turma: ELE 231.
Profº: Roberto.
Janeiro/2013
Industrialização Francesa
Esse trabalho irá abordar assuntos sobre: a industrialização francesa,quando teve seu início, quais motivos levaram a França a se industrializar, o motivo que Paris é chamada de parque industrial Frances entre outros.
Texto I
Sendo hoje a quarta maior economia do mundo, a França foi o segundo país a se industrializar. O rápido processo de industrialização teve início em meados do século XIX, depois da burguesia chegar ao poder, como resultado da Revolução Francesa. A França já contava com várias condições necessárias para a industrialização, mas foi basicamente o fator político que atrasou em relação ao Reino Unido.
No fim do século XX, a França era a quarta nação industrial do mundo, depois dos Estados Unidos, Japão e Alemanha. O processo de forte industrialização tomou iniciativa, depois da segunda guerra mundial, com o apoio decisivo do governo, que também incentivou a fusão de pequenos grupos empresariais, o que resultou em maior concentração industrial do país.
Destacam-se no parque industrial francês as grandes montadoras de automóveis e aviões, as indústrias mecânicas, elétricas, químicas com grande concentração financeira e alimentícias geralmente situadas perto dos centros urbanos. A França também desenvolveu uma extraordinária tecnologia de ponta: informática, eletrônica e aeronáutica. Por ser o país uma potência militar, destaca-se também a indústria de armamentos.
Hoje em dia a economia da França é a quinta nação mais rica do planeta em termos de PIB - nominal, atrás dos Estados Unidos, do Japão, da Alemanha, da China e à frente do Reino Unido, segundo projeções do FMI para 2009.
São de capital francês empresas como: Accor, Air France, Air Liquide, Alcatel, Alstom, Areva, Aventis, Axa, BNP Paribas, Bouygues, Carrefour, Champion, Citroen, Danone,