Geografia Trabalho Grupo 3 Turma 203
“A estrutura social da nação brasileira”
Principais grupos e principais mestiços, suas origens, épocas e destinos; o porquê da miscigenação;
A população brasileira hoje se encontra bastante diversificada, podemos dizer que devido à presença de três culturas principais temos hoje a formação cultural e étnica da população brasileira. As três culturas são: a branca, branca a negra e a indígena. indígena
Podemos classificar cada grupo étnico de acordo com a sua presença na história brasileira. Os indígenas constituíram a população de nativos do país, os portugueses, portugueses brancos, brancos foram os povos colonizadores da nação e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo na época colonial.
No Brasil colônia era importante e necessário a presença de mais pessoas para melhor produção e fornecimento de matéria prima para a metrópole, Portugal, com isso foi investido na miscigenação do território, pois precisavam de explorar o interior do continente com isso a demanda por mais pessoas era de suma importância. Dessa forma foram trazidos de Portugal prostitutas e presos, condenados por crimes sexuais, com o intuito de “fabricar” brasileiros.
Assim, deu-se início a miscigenação. miscigenação
De acordo com a raça dos indivíduos no passado e a mistura dessas, podemos classificar a miscigenação como uma mistura dessas culturas, não havendo a sobreposição de uma a outra, pois a teoria da época afirmava que todas havia uma fundamental e essencial importância. A distribuição dos principais grupos étnicos pelo território brasileiro é uma das consequências do povoamento do território nacional.
A partir dessas misturas deu-se origem então ao atual povo brasileiro composto por brancos, negros, indígenas, Caboclo (branco + índio), Mulato (negro
+ branco), Cafuzo (índio + negro).
Segundo o último censo (2010) o
Brasil tem os seguintes agrupamentos étnicos em sua população:
Brancos - 47,1%
Pardos - 43,2%
Pretos - 7,7%
Amarelos -