Leis fonéticas
Leis fonéticas são mudanças regulares que se observam na evolução de línguas, motivadas pela configuração fonética das palavras.
• LEIS FONÉTICAS ( estão condicionadas ao tempo e ao espaço; • LEIS NATURAIS ( são eternas e universais;
Assim como as palavras, os fonemas se modificam sempre que se acham em idêntico meio e circunstância.
MAS... Para os antigos gramáticos, as leis fonéticas eram tendências mais ou menos pronunciadas, ou então, EXCEÇÕES, porque não conseguiam explicar os fenômenos. Mas aí vieram os neogramáticos e atribuíram o conceito de que as leis fonéticas são princípios absolutos, cujo rigor científico pode ser facilmente observado. Foi dado caráter científico a lei lingüística, como em outras ciências, passando assim a Lingüística ser concebida como CIÊNCIA. Mas não há exceção, e sim, casos isolados, que acontece porque: a) não foi determinado com precisão as condições dos fenômenos ou que leis secundárias se tinham dentro da lei principal; b) foi causada por ação analógica; c) incoerência da exceção com os fenômenos previstos pela lei. As razões dessa discordância se dão pelo instinto imitativo do homem, que descobrindo semelhanças entre os vocábulos, faz alguns desviar do seu ciclo de evolução.
POR QUE OCORREM AS MODIFICAÇÕES NAS PALAVRAS? A principal causa é a imperfeição das imagens auditivas e a incapacidade de reproduzir com fidelidade os sons ouvidos. Ou seja, a forma com que NÓS falamos, não é exatamente o que o OUVINTE escuta. Por isso, ninguém fala exatamente igual ao outro.
[pic]
DESACORDO NO SISTEMA FONÉTICOS DE DUAS GERAÇÕES SUCESSIVAS ( Há quem afirme que a igualdade entre a fala dos pais e dos filhos nunca se dará, pois a criança não ouve exatamente os sons que os pais dizem, e isso vai se passando de geração em geração. A transmissão da linguagem da lugar a modificações, que são sempre