a linguistica do sec 21
A LINGUÍSTICA DO SÉCULO XIXBarbara Weedwood Mestranda: Camila Kami
Objetivos :
Objetivos Apresentar o desenvolvimento do método comparativo; Citar as principais contribuições; Demonstrar as mudanças linguísticas; Apresentar as etapas; Traçar algumas críticas.
Slide 3:
A LINGÜÍSTICA NO SÉCULO XIX Método comparativo ? conjunto de princípios pelos quais as línguas poderiam ser sistematicamente comparadas em relação a seus sistemas fonéticos, estrutura gramatical e vocabulário. Objetivo: demonstrar que as línguas eram “genealogicamente” aparentadas. A existência da família lingüística indo-européia e a natureza de sua relação genealógica foi demonstrada pela primeira vez neste século pelos filólogos comparativistas.
Slide 4:
DESENVOLVIMENTO DO MÉTODO COMPARATIVO Final do séc. XVIII – descobriu-se que o sânscrito tinha algumas semelhanças com o grego e o latim. Sir Willian Jones (1786) – as três línguas originaram-se de alguma fonte comum. Jakob Grimm (1822) - demonstrou em sua gramática comparativa do germânico a existência de correspondências sistemáticas entre os sons do germânico e os sons do grego, do latim e do sânscrito. Ex:
Slide 5:
DESENVOLVIMENTO DO MÉTODO COMPARATIVO l Década de 1870 – neogramáticos Todas as mudanças no sistema fonético de uma língua estão sujeitas à operação de leis fonéticas regulares fundamento do método comparativo
Slide 6:
O PAPEL DA ANALOGIA Exemplo da criança aprendendo a falar: “Eu fazi” em vez de “fiz”, tal como diz “comi”, “abri”, “vendi”, etc.
Slide 7:
A CONTRIBUIÇÃO DE HUMBOLDT Humboldt (1767 -1835) Segundo Herder (1744 – 1803), ele enfatizou o vínculo entre línguas nacionais e caráter nacional. Contribuições: forma “interna” (estrutura de gramática e significado) e “externa” (sons) da língua; língua é algo dinâmico e não estático; Uma língua não é um conjunto de enunciados prontos produzidos pelos falantes, mas os princípios ou regras subjacentes