Hinduísmo
O hinduísmo é considerado uma filosofia religiosa que engloba tradições culturais, valores e crenças obtidas através de diferentes povos. Passando por constantes adaptações até chegar ao que se conhece hoje, o Hinduísmo foi dividido em fases para melhor apresentar sua história.
Na primeira fase, chamada de Hinduísmo Védico, cultuava-se deuses tribais como Dyaus (Deus do céu, Deus supremo) que gerou outros deuses.
Na segunda fase a partir das adaptações de outras religiões , surgiu o Hinduísmo Brâmico que cultuava a trindade composta por Brahma (divindade da alma universal), Vishnu (divindade preservadora) e Shiva (divindade destruidora).
Na terceira fase percebem-se diferentes adaptações influenciadas por outras religiões a partir do cristianismo, islamismo e outras. O Hinduísmo Híbrido surgiu então como agregação de diversas influências.
Para os hindus:
A trajetória da alma é traçada de acordo com as ações praticadas aqui na Terra (lei do Carma).
A libertação final da alma (moksha) determina o fim do ciclo da morte e do renascimento.
Os rituais hindus devem ser feitos sempre tendo a meditação (darshan) e a oferenda aos deuses (puja).
A alimentação deve ser vegetariana, pois considera-se a utilização da carne na alimentação como uma prática impura.
As preces cantadas (mantras) devem ser dedicadas a todos os deuses.
O OM (aum) é o mantra mais importante, pois representa Deus.
Shiva representa o princípio masculino enquanto o princípio feminino é representado por suas esposas Parvati (mãe), Durga (deusa da beleza), Kali (senhora da destruição) e Lakshmi (senhora da arte e da criatividade).
Símbolos:
Os principais simbolos são: Om, Swastika, Lotus, Bindi, Tilak, Trishula (tridente), Yantra, Vaca, Concha, Divya, Linga, Mãos em oração (namaste), Pratik, Kalasha.
NOME: AMILANE, MAYARA
TURMA: 312