Hinduísmo
Procedimento do trabalho:
1) Principais características da religião atribuída ao grupo como histórico (onde surgiu) , principais povos que praticam processo de expansão da religião no mundo atual.
2) Após a pesquisa, montar apresentação em Data Show (tópicos e imagens).
3) Apresentação oral.
4) Acrescentar na apresentação – vídeo, músicas ou outros recursos.
Logo abaixo está o resumo de tudo... peguei as coisas mais importantes.. Rs (acho que dá pra colocar tudo nos slides para poder ficar completo, o link do vídeo está no final, é curto, simples, mas está bem explicado.. bjs )
O Hinduísmo é uma cultura. Trata-se de um conjunto de tradições não somente religiosas que se originaram principalmente no subcontinente Indiano. É uma das mais antigas e ricas tradições culturais do mundo. Pode ser chamado de Bramanismo (ou Brahmanismo), pois é a cultura que originou do povo áriano, de cultura Brahmácharya (seguidores de Brahma, o pai, o conceito conservador da trindade Hindu).
Dizer que o Hinduísmo é somente uma religião, limita sua ampla cultura, exclui algumas tradições e ainda qualifica equivocadamente outras que possuem um caráter contrário. Contudo, é assim que ouvimos na maioria das vezes, afirmado em reportágens, revistas, etc..
O Hinduísmo abrange várias crenças, práticas, filosofias e denominações, algumas religiosas e outras não. O Sámkhya (que significa número), por exemplo, é uma filosofia especulativa de carater exato, naturalista. O Yôga é a principal vertente prática deste rico manancial cultural, e originalmente não havia relações com religião alguma. Foi somente pelo séc. VIII d.C., com a uma grande difusão do Vêdánta pela Índia por Shankara, uma filosofia de caráter espiritualista, quase que uma religião, que o Yôga adquire algum caráter espiritualista.
Os Hindus acreditam em um espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas