historia do loucura
Focault- descreve as condições presentes da “loucura” da segunda metade do século XVIII ao inicio do século XIX.
Ele descreve a passagem de uma experiência moderna da loucura, objetivando o sujeito louco e interpretando a loucura como uma doença mental, ele não enxerga mais uma ausência do ser, mas uma alteração das faculdades humanas, uma alienação da verdade do homem.
O GRANDE MEDO
2. Século XVIII – o grande medo- a angustia que a loucura trouxe não haviam sumido, a noticia espalha-se pelas cidades, causando temor as pessoas.
Esse fato acontece devido as casas de internamento terem sido construídas onde antigamente estavam os leprosários (lepra).a lepra, através dos séculos, tinha contagiado a todos com seu mal. este contagio se acreditava ocorrer pelo ar, e que por todos respirarem este mesmo ar, todas as cidades estavam ameaçadas, carregadas de vapores maléficos, no qual os habitantes estariam contaminados.
IMPORTANCIA DA FIGURA MÉDICA
3. Final do século XVIII - Surge a importância da figura medica.
Essa importância ocorre através da contaminação causada pela lepra, nessa contextualização de contaminação, pode-se entender o lugar em q a loucura viria mais tarde a ocupar na idade moderna, cujo o papel do medico seria o de proteger as pessoas que estavam livre do internamento
NECESSIDADES DE REFORMAS NAS CASAS DE INTERNAMENTO E DISCRIMINAÇÃO SOCIAL
4. Necessidades na reforma das casas de internamento - Aumento na discriminação social.
Devido a todo o mal lepra, que vinha das casas de internamento, no qual assombrava as pessoas, foi necessário que se fizesse uma reforma, esta reforma e purificação agiam no sentido de reduzir as contaminações, impedindo que o mal se espalhasse pelas cidade por trás de toda essa mudança a discriminação aumentasse cada vez mas dentro da sociedade.
RELIGIÃO E LOUCURA
5. Crenças Religiosas - Implicação a loucura
As crenças religiosas trazia uma falsa imagem, com