O Principe - Resumo Caps 23 a 26
No capitulo 23 “Como evitar os aduladores” Maquiavel alerta ao príncipe os perigos de se rodear de aduladores e o quanto esses podem se tornar desprezíveis. Segundo ele o único modo do príncipe se defender é fazendo os homens entenderem que não o ofendem dizendo a verdade. Assim ele deve rodear-se de homens sábios e conceder a estes, e apenas estes, o direito de lhe dizer a verdade apenas sobre aquilo que o príncipe lhes perguntar. Pois segundo Maquiavel um príncipe deve sim procurar conselhos, mas somente quando ele quiser, inclusive deve desencorajar qualquer um a aconselhá-lo sobre algo que ele não tenha perguntado.
No capitulo 24 “Por que razoes os príncipes da Itália perderam seus Estados” Maquiavel aponta erros cometidos por governantes italianos em sua época, dentre eles erros quanto ao exercito, tornarem-se inimigos do povo ou mesmo que amigos do povo não souberam conter grandes inimigos dentro da população. Para Maquiavel este é um erro comum entre os governantes de pouca virtú, não pensarem em tempos de paz que a situação poderia mudar e não aproveitar esse tempo para se preparar e adotar soluções para conter um possível mal.
No capitulo 25 “De quanto pode a fortuna nas coisas humanas e de que modo se pode resistir-lhe” Maquiavel aconselha os príncipes a se preparem para as coisas do mundo que são governadas por Deus e pela Fortuna ( Fortuna no sentido de sorte ou azar). Segundo Maquiavel metade do governo de nossas ações pertence ao nosso arbítrio e a outra metade à fortuna. Para ele um príncipe não pode se apoiar exclusivamente na fortuna, pois quando ela mudar o príncipe se arruinará. “É feliz aquele que combina o seu modo de proceder com as exigências do tempo” (pag. 120)
No capitulo 26 “ Exortação a tomar a Itália e libertá-la das mãos dos bárbaros” Maquiavel expõe sua opinião sobre uma mudança de governante na Itália, diz que não há momento mais propicio para isso pois a Itália necessitava no momento de um príncipe