legislação
O dever moral como conduta social
&
As gerações do direito
RUBENS SOUZA MACEDO DO AMARAL EDIFICAÇÕES 3ª SÉRIE
PROFESSOR: Juracy Amaral
10 de junho de 2013
Belo Horizonte
O dever moral como conduta social
Na sociedade contemporânea cada homem desempenha um papel diferente, desta forma somos obrigados a viver em mutua cooperação com o próximo. A sociedade é formada por diversas relações, como por exemplo, comerciais, afetivas, profissionais e muitas outras. Mas pra manter estas relações na conformidade existem as leis morais que forma nossa conduta social.
Esta conduta social é regida pelo dever moral, esse que foi apresentado por Kant que dizia que o homem é a harmonia de duas naturezas, animal e outra racional, cada uma com suas necessidades bem distintas. O dever moral com ajuda do direito tem como objetivo manter o homem contemporâneo em sua racionalidade.
O homem é regido pela sua razão, essa que o guia para tomar decisões em sua vida. Essas escolhas são influenciadas por dois tipos de lei, moral e jurídica, ambas tem o mesmo objetivo, mas a forma como são aplicadas que difere. É equivocado dizer que as conseqüências na nossa vida do descumprimento da lei jurídica é mais intensa que o da lei moral, o diferencial é a facilidade da percepção da aplicação do primeiro tipo de lei.
O dever moral segundo Kant surgiu principalmente do dogma de gratificação da vida após morte e da própria relação social que estamos inclusos. É impossível saber qual é conseqüente de qual, se o dever moral que causa a sociedade como vivemos ou é a sociedade que causa o nosso dever moral.
Percebo que o dever moral é que mantém a conduta social do homem. Todas as decisões que tomamos ponderam as consequências de dois posicionamentos, escolheremos o que tem menos consequências negativas para nós, independente do que queremos verdadeiramente. Um cidadão não irá agir