Legislação de Transito
A IMPORTÂNCIA DA LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO
PALMAS – TO
2014
A IMPORTÂNCIA DA LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO
Trabalho apresentado à disciplina de Segurança no Trânsito do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO, como requisito parcial para a conclusão do módulo IV.
Prof.: Reginaldo Filho PALMAS – TO
2014
LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO
“São normas que disciplinam e orientam todas as atividades que envolvem o trânsito nas vias abertas à circulação, uniformizando todos os conhecimentos.”
O trânsito é feito pelas pessoas. E, como nas outras atividades humanas existem princípios e leis que são importantes para o relacionamento e a convivência social no trânsito. Tais princípios variam de acordo com cada usuário de trânsito, mas a lei se aplica a todos.
Para muitos mudar comportamentos para uma vida coletiva com qualidade e respeito exige uma tomada de consciência das questões em jogo no convívio social, portanto na convivência no trânsito. É a escolha dos princípios e dos valores, além da obediência da legislação que irá levar a um trânsito mais humano, harmonioso, mais seguro e mais justo.
Por isso, é fundamental a capacitação dos motoristas para o comportamento seguro no trânsito, atendendo a diretriz da “preservação da vida, da saúde e do meio ambiente” da Política Nacional de Trânsito, sempre ressaltando a importância de serem seguidas as normas de segurança no trânsito em vigor. Um exemplo de lei em vigor é o próprio CTB – Código de Trânsito Brasileiro, que rege todo o trânsito brasileiro.
As aplicações e a obediência das leis no trânsito acarretam em benefícios para todos os usuários do trânsito brasileiro, seja ele o motorista, o motociclista, o ciclista ou o pedestre, benefícios estes, redução de acidentes com vítimas, prejuízos em manutenção decorrente de um acidente, despesas médicas entre outros.
Para promover a interação social