Legislaçâo
Definição de arquitetura e urbanismo
É a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade atendendo às necessidades psicológicas, estéticas e sociais do homem,bem como suas relações com o meio ambiente.
Áreas de atuação e especialidades
Desde a antiguidade, o profissional arquiteto é conhecido por sua criatividade e perspicácia na elaboração de soluções projetuais para os edifícios e para as cidades. As áreas de atuação do arquiteto hoje possibilitam uma grande variação profissional, como as descritas abaixo:
Arquitetura de Interiores - Organização de espaços internos de construções, definindo os detalhes, as cores, o acabamento dos ambientes e os materiais de revestimento e iluminação.
Comunicação Visual - Elaboração da identidade visual de empresas, incluindo a criação de marcas, embalagens, vinhetas eletrônicas e capas de discos e livros.
Desenho Industrial - Criação de móveis, utensílios domésticos, luminárias e outros objetos para serem produzidos em escala industrial.
Conforto - O arquiteto é responsável pelo planejamento das condições de acústica, temperatura, iluminação e ventilação de ambientes.
Edificações e Construções - Projeto, construção e acompanhamento de todo tipo de edifícios, casas e indústrias, incluindo o controle de materiais e custos.
Paisagismo e Ambiente - Planeja espaços públicos ou áreas particulares, como praças e jardins residenciais apoiada em conhecimentos técnicos de desenho, botânica, agronomia e engenharia florestal.
Luminotécnica e Instalação Elétrica - Elaborar projetos para iluminação de espaços que necessitam de diferencial luminotécnico.
Pesquisa - Atividade desenvolvida principalmente nas universidades levando ao surgimento de novas técnicas e teorias científicas.
Urbanismo - Planejamento de cidades, incluindo as ruas, parques e bairros, e organização do plano