legislaçao
Introdução
Este trabalho tem como objetivo abordar o tema “segurança do trabalho” através de pesquisas na internet, vídeos explicativos e conhecimentos intrínsecos.
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
A segurança no trabalho está muito ligada à qualidade de vida no trabalho. Para Ciborra & Lanzara, a Qualidade de vida no Trabalho (QVT) “é determinada por fatores psicológicos, como grau de criatividade, de autonomia, de flexibilidade que os trabalhadores podem desfrutar, ou fatores organizativos e políticos, como a quantidade de controle pessoal e posto de trabalho ou a quantidade de poder que os trabalhadores podem exercitar sobre o ambiente circundante a partir de seu posto de trabalho”.
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, Normas Regulamentadoras Rurais e outras leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
Desenvolvimento
1. Definindo a Segurança do Trabalho
A segurança do trabalho é uma categoria da Segurança e Saúde Ocupacionais (SSO) responsável por prevenir os acidentes de trabalho decorrentes dos fatores de riscos ocupacionais.
Nos locais de trabalho existem inúmeras situações de risco passíveis de provocar acidentes de trabalho. Logo, a análise de fatores de risco em todas as tarefas e nas operações executadas durante a atividade laboral é fundamental para a prevenção.
Entre os fatores de risco que provocam acidentes de trabalho, destacam-se a eletricidade, máquinas e equipamentos, incêndios, armazenamento e transporte de materiais, manuseio de produtos perigosos, ferramentas