gestao ambiental
Questão 1
A ótica preventiva da politica ambiental dos anos 80 cedeu lugar a outra integradora que passou a combinar os aspectos econômicos e sociais com os ambientais. O principal documento que representou esse esforço foi:
a) Mecanismo de desenvolvimento limpo
b) O Agenda 21
c) O Relatório Brundtland (nosso futuro comum)
d) A lei de crimes ambientais
Agenda 21
A CNUMAD (Conferencia das Nações Unidas do Meio Ambiente e desenvolvimento) de 1992 foi considerado o maior e mais importante encontro mundial sobre discussões sobre a proteção do meio ambiente. Os governantes chamaram a atenção do mundo sobre o grande perigo à vida na terra e como era importante uma aliança entre todos para combater um mal muito maior e assim se tornar uma sociedade sustentável. Os acordos assinados na conferencia mostra a preocupação de todos sobre as condições do meio ambiente.
Agora sim, só faltava trabalhar e para isso acontecer surgiu o Agenda 21, ou seja, uma agenda de trabalho para o século XXI.
No agenda 21, as comunidades identificam os problemas, os recursos e meios para enfrenta-los e as metas a serem cumpridas nas próximas décadas.
O interessante é que o Agenda 21 não e igual para todos, ele procura interagir com o lugar em questão, conseguindo assim um melhor resultado, evitando dispersão, o desperdício e as ações contrarias de interessados.
É valido lembrar que para O Agenda 21 ser eficaz é preciso que todos colaborem. É preciso uma mudança de ótica sobre o futuro, reeducar nossas crianças e jovens, colaboração governamental, as mudanças serão de valores, modelos produtivos e padrões de consumo, ou seja, uma mudança cultural.
O Relatório de Brundtland
O relatório de Brundtland conseguiu com que a ONU assumisse o debate com mais vigor, propondo para o mundo o desenvolvimento sustentável, que atende as necessidades sem comprometer as necessidades das gerações futuras.
Em 1983 uma comissão após avaliação dos últimos dez anos de Estocolmo