Legislacao trabalhista x demissao
O personagem de George Clooney, Ryan Binghan, trabalha em uma empresa que presta o serviço para outras que não têm muita prática e ou prefere não passar pelo desconforto ao demitir seus empregados. Para ele, é mais fácil, pois o seu único contato com o demitido é na hora de dispensá-lo.
O enredo do filme está baseado na efemeridade dos relacionamentos de Binghan, seja no trabalho, com a família e, até mesmo, sua opção por não se envolver emocionalmente com alguém. O mundo dele se resume ao trabalho, à poltronas de avião, a hotéis, as palestras que dá sobre “o que você carrega na mochila pode impedi-lo de avançar profissionalmente” e seu cego objetivo de atingir 10 milhões de milhas voadas e obter o 7° cartão pela American Airlines.
A sua rotina começa a ser ameaçada com a chegada Natalie Keener na empresa, uma jovem de 23 anos que tem a solução para minimizar os custos da empresa com a demissão por videoconferência. Ele, no entanto, ganha uma chance de provar que o melhor modo de fazer isso é olho no olho do funcionário. Mas é obrigado a levar a jovem Natalie com ele para ensiná-la a fazer o “trabalho de verdade”. Como pano de fundo tem o relacionamento com Alex Goran,uma pessoa que conhece em um dos hotéis em que se hospedou. Mas, como ele, Alex só tem um caso passageiro, pois ele representa uma fuga do mundo real que ela vive.
Contrapondo a legislação trabalhista brasileira com a americana, ou seja, a forma de demissão ocorrida no filme vai ao encontro ao que ocorre naquele país ode a regulamentação das relações trabalhistas é mínima. Não há um código ou uma consolidação de normas trabalhistas. O contrato de trabalho implementa-se informalmente mediante vontade das partes, a chamada regra at will; patrões e empregados são relativamente livres para pactuarem. O contrato pode se encerrar a qualquer momento. O empregador pode demitir sem