Legado Romano
Os Romanos foram “base” e de grande importância para diversas áreas conhecidas hoje em dia, como:
Linguagem: A língua românica era constituída do latim e desse seu idioma se formaram diversas línguas modernas, como o português, espanhol, romeno, francês, italiano.
Literatura e Filosofia: Herdeira das formas literárias criadas pelos gregos, a sociedade romana foi um centro de difusão cultural, reunindo poetas, filósofos, juristas, teatrólogos e historiadores.
O Direito Romano: Uma notável contribuição romana à cultura ocidental ocorreu no campo do direito. De fato, o direito romano permanece até hoje entre os fundamentos do direito contemporâneo.
O direito foi muito evoluído pelos romanos, onde eles tinham a necessidade de criar certas leis, para dar uma solução prática aos problemas criados pelas lutas entre os grupos sociais e pelas guerras de conquista.
As leis Romanas foram aprimoradas ate chegaram às leis votadas pelas assembleias com os decretos do senado, o que é muito usado hoje em dia .
O direito romano é a base antiga no qual o direito civil moderno de alguns países se apoia.
Religião: A Roma antiga contribuiu muito para o desenvolvimento do cristianismo, principalmente depois que o imperador Constantino assinou, em 313, o Édito de Milão, concedendo liberdade religiosa aos cristãos. O Cristianismo desempenhou um papel de grande importância e de muito destaque na formação da civilização ocidental.
A Igreja Católica de Roma possui mais de dois mil anos de história, sendo a mais antiga instituição do mundo ainda em funcionamento. Sua história é importante à História do Cristianismo e a história da civilização ocidental.