Lean Manufacturing
ADMINISTRAÇÃO E SISTEMA DA PRODUÇÃO
I) TEXTO: “MANUTENÇÃO CLASSE MUNDIAL”
Neste texto o autor mostra como o segmento de manutenção é importante para as organizações que buscam excelência nos seus resultados e mostram essa diferença nos países de terceiro mundo para a chamada “manutenção classe mundial”.
Algumas características encontradas em países de terceiro mundo são a alta taxa de retrabalho, falta de pessoal qualificado, convivência com problemas crônicos, baixa produtividade dentre outras; o que difere muito dos países de primeiro mundo, onde a manutenção tem função estratégica onde alguns indicadores como disponibilidade e confiabilidade são tratados com muita atenção e planejamento pela gerência da empresa que garante sucesso neste processo.
Algumas práticas devem ser adotadas pra situar-se na manutenção classe mundial, dentre elas podemos citar: privilegiar a manutenção preditiva e detectiva, fazer engenharia de manutenção, adotar políticas de estoque sobressalentes, sistema de gerenciamento e capacitação, juntamente com a manutenção produtiva total e RCM. E para tudo isso manter-se em constante mudança necessita que aconteça constantemente o kaizen onde exige-se um modo melhor de se fazer as coisas, buscando sempre a melhoria contínua.
II) TEXTO: “TAKT-TIME: CONCEITOS E CONTEXTUALIZAÇÃ DENTRO DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO”
O texto mostra a importância de estabelecer uma definições de tempo de ciclo e tempo padrão para conceituar rigorosamente o takt-time na gestão da produção.
Quando se fala em tempo a gestão assume papel primordial na medida em que a fábrica como um todo se adapta ao ritmo definido para a linha de produção, sendo assim, o autor define o takt-time a partir da demanda do mercado e do tempo disponível para produção; é o ritmo de produção necessário para atender a demanda. Matematicamente, resulta da razão entre o tempo disponível para a produção e o número de