MÉTODO bìblico
- http://www.cebi.org.br/ )
Para ler a Bíblia é fundamental ter claro o objetivo: "ouvir o mesmo Deus que falou ontem falar hoje", na diversidade da vida humana, nas experiências múltiplas das pessoas, das comunidades e dos grupos.
Há dois momentos principais no Estudo da Bíblia:
1) Exegese: ver o texto em seu contexto procurando o sentido original. O que
Deus falou para o povo no passado e o que isso significou.
2) Hermenêutica: Ver o que o texto significa hoje, atualizando seu sentido. O que Deus nos fala hoje e o que isso significa.
Sugestões para a leitura da Bíblia:
1º Momento: A EXEGESE (Ver o Texto em seu contexto)
O FATO BÍBLICO
1) Escolher um texto para estudar, estabelecer o início e o fim do texto. A delimitação, inicialmente, pode basear-se na subdivisão em capítulos e versículos de nossas Bíblias.
2)Considerar que a escolha de um texto, bem como todo o processo exegético, depende do lugar social e histórico do leitor e de suas opções de vida. Os pobres lêem a Bíblia diferente do ricos...
3) Ler e reler o texto. Não ter logo a preocupação de interpretar o sentido.
Familiarizar-se com o texto, sinalizar o que chamou a atenção, anotar dúvidas e questionamentos.
Importante:
Não basta apenas ler o texto escolhido para o estudo. É fundamental ler todo o livro da Bíblia no qual o texto está inserido para saber o lugar que o texto em estudo ocupa no conjunto da obra.
4. Comparar duas ou três traduções. Através da discussão com outras pessoas procurar o porquê das diferenças entre as várias traduções. Quem
puder, pesquisar as palavras diferentes no texto hebraico ou grego, conforme for o caso. Se quiser poderá fazer a própria tradução ou escolher a melhor tradução, sabendo que esta já é uma interpretação de um grupo, de uma escola, em geral feita por homens e mulheres.
5. Respeitar o que o texto diz, sem forçá-lo a dizer o que queremos ouvir.
Não