Seminário I Unopar
INTRODUÇÃO
O Trabalho demonstra fatos relacionados à pesquisas através de áreas da administração visando vários fatores que podem ajudar e conscientizar o administrador a exigir mais de si e conseguir trabalhar com mais facilidade no ramo da administração, facilitando e pesquisando diversos conteúdos como finanças, contabilidade, teoria da informação, matemática e também agregando mais conhecimento sobre inflação, câmbio, taxa, juros e crescimento econômico no Brasil.
1 - A analise de dados da tabela 6 indica que as relações referentes as normas técnicas ou administrativas são as mais utilizadas. A incidência de respostas de categoria diariamente é de 34,3% com nível de significância de 95%.
As informações relativas a produção/operações foram moderadamente priorizadas pelo profissionais, tendo atingido o terceiro lugar de acordo com o índice A e o quarto lugar segundo o índice B. No outro extremo, observando-se as baixas freqüências de acesso a informações das áreas jurídica, de marketing, vendas, pessoal e recursos humanos.
Apresentados na tabela 8 revelam uma série de pontos dignos de destaque. Em primeiro lugar, considerando-se os dados em seu conjunto o estudo mostrou que em média 39,4% das informações internas são transmitidas em forma de documentos e 59% por intermédio de contatos pessoais.
Esses dados revelam ainda a predominância de relatórios e mensagens escritas para se veicular informações relativas e transações de nível operacional, ou seja, aquelas referentes à produção (51,7%), vendas (50,6%) e finanças/contabilidade (45,9%).
Embora com freqüência menor, os relatórios internos constituem o veículo mais importante para a comunicação nas áreas de marketing (38,6%) e jurídica (34,8%)
As informações sobre pessoal são transmitidas essencialmente de duas maneiras,sendo que o mais importante são os contatos formais (44,3%). No entanto os relatórios internos também constituem veículos importantes para informações nessa área tendo