Lavagem de Dinheiro
Lavagem de dinheiro:
Surgimento, evolução, conceito e fases.
Jéssica Alves Galvão
Resumo
A lavagem de dinheiro é uma prática antiga do ser humano possuindo relatos de sua ocorrência mais de 3.000 anos e até mesmo dentro de livros religiosos como a Bíblia. O intuito do autor que visa ocultar ou dissimular a origem ilícita de ativos foi tipificada pela primeira vez em 1978.
Palavras chaves: Lavagem de dinheiro. Origem. Conceito. Fases.
Introdução
O presente artigo tem por objeto de estudo a lavagem de dinheiro que juntamente com o desenvolvimento da sociedade veio evoluindo desde o seu surgimento. Com a integração da humanidade se possui atualmente um alto nível de globalização em todos os setores seja na economia, nas informações e infelizmente nos crimes também. O crime de lavagem de dinheiro ao se aprimorar e adentrar nessa esfera de globalização se tornou um dos principais delitos que ocorrem em âmbito nacional e internacional, sendo pauta de convenções interpaíses e gerando legislações dentro de territórios nacionais como é o caso da lei brasileira nº 9.613, publicada em 1998, que tipifica penalmente a lavagem de dinheiro.
1. Histórico do crime de lavagem de dinheiro
O Crime de Lavagem de dinheiro é corriqueiramente encontrado nas pautas do poder judiciário brasileiro, assim como em manchetes que tratam sobre a condenação ou absolvição de acusados vinculados a essa conduta delituosa. Mas apesar de ser um crime atual a ideia de ocultar ou esconder dinheiro que provem de fontes ilícitas ou obscuras não é uma conduta nova, existem relatos históricos desde a Bíblia Cristã, quando é contada a história de Ananias e sua mulher Safira1 que “venderam uma propriedade e ocultaram uma parte, dando apenas uma parcela aos apóstolos”2. Há ainda os que defendem que a origem da lavagem de dinheiro teria ocorrido a mais de 3.000 anos na China, em decorrência de algumas práticas adotadas pelos