polimeros
Polímeros naturais: são aqueles que encontramos na natureza, por exemplo, borracha (extraída da seringueira), celulose, proteínas, polissacarídeos, entre outros. São úteis na fabricação de diversos materiais como papel, pneus, etc. Como se sabe, proteínas e polissacarídeos estão presentes nos alimentos que ingerimos.
Polímeros artificiais: os materiais poliméricos produzidos artificialmente surgiram da necessidade de imitar os polímeros naturais. São produzidos pela síntese: processo que surgiu após a descoberta da Química Orgânica (segunda metade do século XIX), e requer tecnologia sofisticada, pois envolve reações químicas em laboratório.
Os polímeros sintéticos revolucionaram o século XX, ficaram popularmente conhecidos como plásticos. Com eles tornou-se possível fabricar vários objetos, dentre eles: sacolas, para-choques de automóveis, canos para água, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas e chicletes.
Por Líria Alves
Um dos temas definidos pela nossa pesquisa são: os polímeros naturais ,representado como fontes de matéria prima essenciais .
Produtos naturais:
A celulose, que é um carboidrato existente em quase todo vegetal;
A borracha natural, que se encontra no látex das seringueiras, como emulsões de borrachas em água.
Outro produto menos importante também podem promover a produção de polímeros, como o óleo de mamona (ao produzir Nylon 11 e Poliuretano) e o óleo de soja (Nylon 9).
Fugindo um pouco do contexto inicial,mas ao mesmo tempo não pois também esta relacionado com nosso assunto.Falaremos quando que apareceu o primeiro polímero.
O primeiro plástico comercialmente disponível foi o nitrato de celulose, obtido a partir da celulose , que é uma fonte natural, surgiu