Latifundio
A palavra latifúndio deriva do termo em latim latifundiu. Onde na antiguidade era o grande domínio privado da aristocracia (é uma forma de governo na qual o poder político é dominado por um grupo seleto). Normalmente, as pessoas desse grupo são da classe dominante, como grandes proprietários de terra.
No Brasil no começo do seu processo histórico vem se deparando com esse processo latifundiário, onde há maior concentração de terras nas mãos de poucas pessoas, e em contra-partida as classes dominadas sem um pedaço de terra fértil para poder plantar e garantir sua sobrevivência e a esperança de melhores condições de vida num enfoque de justiça social. Dentre vários processos históricos brasileiro podemos encontrar revoltas de trabalhadores na luta pela terra: balaiada, quilombos, canudos,contestado entre outras...., até chegarmos recentemente no MST(Movimento dos Sem Terra).
A Velha República, comandada por grandes personagens da nossa historia como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitscheski, Jânio Quadros, sempre contou com o apoio das oligarquias, dos coronéis que jamais abriram suas terras para a reforma agrária. Sendo o primeiro presidente a começar a idealizar a tão sonhada Reforma Agrária foi João Goulart mas embora impedido pelo golpe militar de 1964.
A origem de tudo isto está no modelo colonizador, que impôs o sistema de latifúndios, desde as Capitanias Hereditárias e o sistema escravista.O Brasil foi comandado por pessoas progressistas que eliminavam com força bruta e armada as tentativas de mudança sempre foram interrompidas com violência.
Mas ao abordarmos essa questão da terra temos uma amplitude de assuntos para serem discutido como por exemplo má distribuição de renda, má distribuição de terra, favorecimento políticos dentre outros.
Acredito que para evolução de um país estado e municípios teria que ocorrer uma distribuição de renda aceitável nem digo igualitária, mas sim um pouco mais justa, pois