Fichamento Latifundio
STEDILE, João Pedro. Latifúndio: O pecado agrário brasileiro.
Credenciais do Autor
João Pedro Stedile nasceu em 25 de dezembro de 1953 é um economista e ativista social brasileiro. É graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e pós-graduado pela Universidade Nacional Autônoma do México. Marxista por formação, Stédile é um dos maiores defensores da reforma agrária. É membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do qual é também um dos fundadores. Participa desde 1979 das atividades da luta pela reforma agrária no País, pelo MST e pela Via Campesina.
Resumo da Obra
A cartilha Latifúndio: O pecado agrário brasileiro, foi preparada para o livro sete pecados do capital que foi publicado pela editora Record, em que cada autor foi convidado á escrever sobre um pecado, a obra latifúndio está dividida em 8 capítulos e é apresentada em 53 paginas. Coube ao autor João Pedro Stedile descrever o significado do pecado da concentração da propriedade de terra o Latifúndio. Em que procurou fazer uma abordagem a cerca de como se formou a propriedade capitalista brasileira, o autor aborda também, os acontecidos desde a chegada do europeu até os dias atuais fazendo uma analise sobre as consequências que a vinda do mesmo trouxe ao país.
Citações
Capitulo 01- O que é latifúndio?
“O significado de grande extensão de terra pode se variar de acordo com a realidade de cada país.” (p.5).
“No estatuto da terra, além dos aspectos relacionados com a concepção de reforma agrária, introduz-se, de forma legal, novos conceitos parar designar os diferentes tipos de propriedade da terra no Brasil.” (p.6).
“Assim, no caso brasileiro, a expressão latifúndio ultrapassou o conceito originário do latim e passou a ser por força de lei, sinônimo de todas as propriedades mal aproveitadas, ou seja, improdutivas.” (p.7).
O autor faz uma analise a cerca do conceito de latifúndio, que