Latifundio
O terceiro trabalho de campo feito no curso de Geografia I, foi no assentamento Zumbi dos Palmares, localizado na cidade de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro. O MST ocupou essas terras no ano de 1997, seguindo os moldes do movimento, com a primeira parte da ocupação sendo baseada em acampamento no local, seguido da segunda fase onde há a separação dos lotes. Há aproximadamente 400 famílias no assentamento. Hoje, alguns dos habitantes se organizam juntamente com órgãos externos, como a CPT, para juntos criarem uma identidade cultural nos assentamentos, alem de campanhas que visam melhor aproveitamento da terra e o bem estar dos habitantes, como as campanhas contra o uso de agrotóxicos.
1ª Parada – Entrada do assentamento (21°45’23.6’’ S / 41°16’52.8’’ O)
Em nossa primeira parada, podemos ver as ruínas da antiga usina que ali existia. Segundo nosso professor, ao estatizar a terra, os donos das terras são pagos pelo governo em forma de TDA (Títulos da Divida Agrária).
Os Sem Terra chegaram nessa área no ano de 1997, quando montaram o acampamento. Ao longo de um ano tentaram negociar com o INCRA, órgão responsável pela desapropriação e redistribuição de terras, para que os lotes fossem feitos. No entanto, por causa da negligencia e demora do órgão responsável, os próprios ocupantes distribuíram os lotes para as famílias que ali estavam. Segundo o que nos foi passado, o assentamento Zumbi dos Palmares é o primeiro no município de Campos.
2ª Parada – O assentamento ( 21°43’28.7’’ S / 41°15’40.9’’ O)
Nessa parada, podemos perceber o inicio da invasão urbana na área rural. A cidade de Campos cresce, segundo nosso professor, de forma tentacular, ou seja, como tentáculos que se expandem por todo o território sem que haja um controle. Dessa forma é esperado que certas “invasões” ocorram. Também pode-se observar a presença de um Parque Municipal no meio do assentamento, porem, pelo o que