latifundios
O presente relatório é a conclusão da pesquisa realizada para a disciplina de Fundamentos Pedagógicos da Unidade Temática de Aprendizagem: Organização escolar - perspectivas e enfoques que objetivou o entendimento da atuação do professor nos recursos de aprendizagem e evidenciar os aspectos didático-pedagógicos.
Será abordada a prática profissional enfatizando a função social da escola e a organização do currículo no cotidiano escolar que se dá por meio do Projeto Político Pedagógico.
Quando se refere à palavra currículo o que vem em mente é um conceito variado e diverso que leva a questionar a questão da seleção do currículo escolar a ser seguido na educação infantil. O ideal é que as experiências vividas na sala de aula contribuam para a geração de um processo permanente de revisão das programações dos ciclos da Educação Infantil e do projeto curricular.
O grande desafio da escola hoje é contribuir para formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes. Trata-se de uma tarefa complexa que exige da escola um movimento que ultrapasse temas, conteúdos e programas. O processo educativo segundo Freire é organizado na relação entre currículo, conhecimento e cultura. É pensando nessa valorização da diversidade cultural que apresentaremos uma pesquisa sobre a importância de se trabalhar a diversidade cultural. O projeto político pedagógico tem o propósito de abrir novos caminhos para uma escola onde o aluno tenha oportunidade de desenvolver seu potencial intelectual e se integrar na sociedade como verdadeiro cidadão crítico e participativo. Todas as situações que envolvem o fazer pedagógico e as suas relações com o currículo, o conhecimento e a função social da escola, requer reflexão contínua de todos os que fazem a comunidade escolar e estão envolvidos neste processo.
Para obter dados elegeu-se a entrevista com professores e a diretora da instituição, pois para Lakatos (1999), a pesquisa ocorre pela observação direta intensiva, além da