kkkk
Temática – Circuitos Eléctricos
Capítulo – Sistemas Trifásicos
LIGAÇÃO DE CARGAS
INTRODUÇÃO
Nesta secção, estudam-se dois tipos de ligação de cargas trifásicas (ligação em estrela e ligação em triângulo ou delta) deduzindo as relações entre correntes na linha e correntes nas fases, para cada tipo de ligação. Faz-se uma comparação entre estes dois tipos de ligações, nomeadamente quanto às tensões aplicadas a cada fase da carga, às correntes nas fases e às correntes nas linhas. Exemplifica-se o conceito de carga desequilibrada.
Pré-requisitos: Conceitos Básicos
Nivel : Bases de Engenharia Electrotécnica
Duração estimada: 30 minutos
Autor: Maria José Resende
Realização : Sophie Labrique
Este projecto é financiado pela União Europeia no âmbito de uma acção Sócrates-Minerva. As informações nele contidas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A União Europeia declina toda a responsabilidade relativamente ao seu uso.
© www.e-lee.net
1. LIGAÇÃO EM ESTRELA
Uma carga trifásica é um conjunto de 3 cargas monofásicas, isto é, 3 impedâncias. Cada uma das impedâncias é designada por fase da carga. Se estas 3 impedâncias forem iguais, designa-se por carga equilibrada; será uma carga desequilibrada, caso contrário. As cargas desequilibradas serão analisadas na secção Cargas Desequilibradas.
Z1
Z2
Z3
Figura 1 – Cargas Monofásicas
Z 1 = Z 2 = Z 3 = Z e jϕ ⇒ Carga equilibrada
Uma das formas de ligar as 3 impedâncias é, à semelhança do que se fez para a fonte, ligar cada fase da carga a uma fase da fonte, tal como se esquematiza na Figura 2. Este tipo de ligação designa-se por ligação estrela.
i1
i1
u1
u1
Z i1 u2
i3 u3 ⇒
i2
Z
Z iN u2
Z
Z
i3
u3
i3 i2 i2
Figura 2 – Carga trifásica ligada em estrela
Circulando em cada uma das malhas que inclui uma fase do gerador, uma fase da carga e se fecha pelo condutor de