Gerenciamento de Rotina, por Diretrizes e de Processo
1. O gerenciamento da rotina tem sido muito utilizado pelas organizações em seus primeiros passos na implantação de planos da qualidade. Quais as vantagens e desvantagens da adoção desse processo, iniciado e praticado pelo nível hierárquico mais distante da direção das empresas?
Segundo CAMPOS (2004, p. 36) o gerenciamento da rotina pode ser definido como sendo "as ações e verificações diárias conduzidas para que cada pessoa possa assumir as responsabilidades no cumprimento das obrigações conferidas a cada indivíduo e a cada organização”.
O Gerenciamento da Rotina é uma metodologia que direciona as pessoas para aquilo que deve ser feito para obter, manter e melhorar cada vez mais os resultados da empresa.
Vantagens:
Um Gerenciamento da Rotina bem implantado contribui para atingir o nível de qualidade que a empresa oferece em seus processos e por consequência com a qualidade do seu produto ou serviço.
A implantação de rotinas de trabalho abre portas para a implantação de sistemas de gestão mais completos e complexos como por exemplo o gerenciamento pelas diretrizes de metas anuais, melhorias e inovações em qualquer organização.
As rotinas de trabalho podem ser implantadas em pequenas e médias empresas, bem como os conceitos podem ser implantados gradualmente, iniciando por onde existe um maior desperdício de tempo. Assim, os resultados já começam a ser sentidos e uma nova cultura começa a ser implantada gradualmente
Gerenciamento de Rotina define as funções gerenciais e operacionais para situações normais e também para as ocorrências de anomalias.
O Gerenciamento da Rotina possibilita que cada colaborador saiba exatamente suas funções evitando assim que atividades sejam realizadas em duplicidade, ou ainda que atividades importantes/críticas não sejam executadas no devido tempo, por esquecimento ou indefinição das funções.
O Gerenciamento da Rotina requer uma equipe capacitada para responder aos desafios por novos resultados por meio