biologia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 5
REFERENCIAS 6
1 iNTRODUÇÃO
A utilização de sacolas plásticas no comércio é popular desde a década de 70.
Porém, vários são os problemas ambientais causados pelo uso dessas sacolas. Em várias cidades do mundo o uso de sacolas plásticas é restrito, e mesmo no Brasil iniciativas como essas começam a aparece
2 DESENVOLVIMENTO
As principais redes de supermercados de Ponta Grossa já estão utilizando as sacolas oxi-biodegradáveis. A adoção do produto que demora apenas 18 meses para se decompor no solo, enquanto as antigas levavam até 450 anos, é uma recomendação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná.
Uma das primeiras redes a se adequar foi a de supermercados Condor. Há uma semana, a rede repassou 10 milhões de sacolas ecologicamente corretas. Este número equivale a cerca de 12% das 80 milhões de sacolas distribuídas mensalmente pelo setor supermercadista paranaense e que corresponde a 20 toneladas de plástico lançados no meio ambiente.
O secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, elogiou a iniciativa do Condor, que se antecipou à solicitação feita na reunião realizada com as redes de supermercado, em parceria com o Ministério Público Estadual, no último dia 23 de maio. Na ocasião, estabelecemos prazo de 30 dias para que apresentassem o volume de sacolas utilizadas mensalmente em cada rede e as alternativas para reduzir o impacto ambiental causado pelo plástico. O Condor saiu na frente e além de ganhar pontos com o meio ambiente, ganha com a população também, declarou o secretário.
Em Ponta Grossa os supermercados Tozetto também já se adequaram ao novo modelo e estão entregando sacolas ecologicamente corretas aos seus clientes. A rede Wal-Mart Brasil, que administra a bandeira BIG, também está providenciando as mudanças necessárias. Por enquanto as lojas já utilizam um modelo que representa até 30% de economia de resina em sua confecção.
3 CONCLUSÃO