Laboratorio
5.1 – DEFINIÇÃO DE CONTROLE DA QUALIDADE
O controle da qualidade total é um novo modelo gerencial centrado no controle de processo e, a meta é a satisfação das pessoas.
O controle da qualidade, no contexto do TQC, é exercer o controle sobre as dimensões da qualidade (moral, entrega, segurança, qualidade, custo).
A base do gerenciamento participativo é com base em todas as pessoas da empresa se responsabilizarem pelos resultados do processo e terem autoridade sobre o processo.
O controle da qualidade é abordado com 3 objetivos: Planejar, manter, melhorar.
Planejamento da qualidade: é localizar o cliente, juntamente com suas necessidades e traduzi-las em características mensuráveis.
Manutenção da qualidade: é manter a qualidade do produto que é desejada pelo cliente, através do cumprimento dos padrões elaborados – ciclo PDCA está envolvido.
P – estabelecer padrões para qualidade e procedimentos
D – treinamento para trabalhar nos padrões
C – Verificar não conformidades
A – corrigir os problemas
Melhorar a qualidade desejada pelo cliente é conseguir localizar os problemas (resultado indesejável) e assim utilizando o MASP melhorá-los.
5.2 – DEFINIÇÃO DO GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA-A-DIA
O gerenciamento pelas diretrizes se divide no da rotina do trabalho do dia-a-dia (FUNCIONAL) e no gerenciamento INTERFUNCIONAL.
A Unidade Gerencial Básica (UGB) é a base da hierarquia da empresa onde é realizado as diretrizes.
O objetivo do gerenciamento funcional é transformar a UGB em uma microempresa, onde o chefe da seção é o presidente. O chefe da seção terá que ter entao um bom preparo gerencial, fazendo com que todos os seus empregados estejam preparados para conduzir seu trabalho do dia-a-dia.
Com isso, os níveis superiores da hierarquia da empresa não se preocupam com este tipo de gerenciamento focando apenas no mercado, concorrentes, visão futura, desenvolvimento da empresa.
Na implantação do TQC a primeira prioridade é implantar o