kkkk
PROFESSOR: Vinicius Maciel
UNIDADE 8: MERCADO DE DERIVATIVOS
O que você entende por Mercado de Derivativos?
1- Introdução
A origem dos derivativos está intimamente ligada à negociação de mercadorias básicas. Alguns autores colocam sua origem na China Antiga, outros dizem que seu início está na Idade Média, com a especialização do comércio.
Independentemente de sua origem histórica, o aparecimento de derivativos deu-se como forma de agilizar e dar maior segurança à negociação de commodities.
OBS:
Commodities
significam
mercadorias
em
inglês,
principalmente
minérios e gêneros agrícolas, que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial. As commodities são negociadas em bolsas mercadorias, portanto seus preços são definidos em nível global, pelo mercado internacional.
1
A história remonta ao tempo dos samurais no Japão, século XIX, onde o arroz, além
de
alimento
básico
era
utilizado
como
meio
de
troca,
e,
consequentemente, servia de parâmetro para o estabelecimento de preço das diversas economias. A cidade de Osaka, centro de comercialização do produto, sofria com as fortes oscilações de preço, formados pela Lei da Oferta e da Procura.
Essa situação despertou o interesse de um comerciante que, percebendo oportunidades de ganho passou a adquirir o produto para revendê-lo a preços superiores tornando-se ponto de referência de comércio e de preço do arroz.
Com o aumento das negociações os ofertantes passaram a levar apenas amostras do produto. Fator importante nessa fase foi à confiança nas relações, pois acreditavam que o produto teria a mesma qualidade da amostra.
Tendo a respectiva amostra como ponto de partida para a venda, alguns comerciantes deram início à venda para entrega posterior, pois perceberam que poderiam negociar até mesmo o arroz a ser colhido. Neste momento surge à venda para entrega futura.
Mais tarde,