login
Empresa anunciou o recolhimento de quatro variedades de Kit Kat; Brasil não está incluído
Redação, www.administradores.com, 25
de março de 2013
Para qualquer marca, ter que fazer recall já é ruim. Fazer recall de chocolate às vésperas da Páscoa é péssimo. Mas a Nestlé decidiu recolher quatro variedades do Kit Kat, em oito países: Reino Unido,
Alemanha, Suíça, Malta, Áustria, Cingapura, Filipinas e Canadá. O motivo foi a denúncia de consumidores de que haviam encontrado pedaços de plástico misturados aos chocolates.
"Fizemos o recall dos produtos em questão após sete consumidores no Reino Unido terem reclamado sobre pedaços de plástico no produto. Até o momento não recebemos nenhuma outra reclamação similar. Mas, para evitar riscos aos nossos consumidores, decidimos fazer o recall voluntário de toda a produção de quatro variedades especiais do Kit Kat Chunky e do Kit Kat Chunky Collection Giant Egg fabricadas a partir de setembro de 2012", informou a Nestlé em comunicado.
No texto em que anuncia o recall, a Nestlé pede desculpas e diz que a segurança e a qualidade dos produtos é uma “prioridade inegociável da companhia”.
Os produtos afetados foram das linhas em barras de 48g nos sabores Peanut Butter, Hazelnut, Chocolate
Fudge e Caramel, além do ovo de chocolate Chunky Collection. A Nestlé informou que nenhum dos produtos é comercializado no Brasil.
Debate:
1) Qual a sua opinião sobre a atitude da Nestlé, considerando o risco de serem prejudicados às vésperas da principal data comercial para o ramo de chocolates? Foi uma ação acertada? Você faria algo diferente?
2) Qual a sua opinião sobre a afirmação de que a qualidade é prioridade inegociável da companhia?
3) Que erros podem ter ocorrido e que ações poderiam ser realizadas à fim de evitar este tipo de acontecimento? (do ponto de vista da Gestão da Qualidade)