kkkk
De modo geral o estudo em questão visa compreender o ESTRESSE em sua essência, buscando explicar sua fonte, como enfrentar esse problema, e como ele afeta nossa saúde.
Sabemos que estados psicológicos causam reações físicas nas pessoas. Seja em momentos nervosos, ansiosos, furiosos, alegres. Podemos considerar que o comportamento pode levar a morte. E é desse comportamento que nasce quatro das principais doenças fatais desse século: câncer, problemas cardíacos, derrame e doença pulmonar crônica. Se pudéssemos combater as causas das doenças, que são: fumo, abuso de álcool e bebidas, sexo sem proteção, alimentação inadequada etc., poderíamos diminuir o sofrimento das pessoas e aumenta a qualidade de vida das mesmas. Nesse contexto surgiu a medicina comportamental que integrou os conhecimento médicos e comportamentais.
Quando as pessoas sentem-se ameaçadas física ou psicologicamente, quando se perguntam se podem lidar com as exigências de seu ambiente, quando seu coração acelera e começam a sentir enjôo no estomago, elas possivelmente estão com estresse. Esse termo refere-se à tensão ou pressão psicológica, as desconfortáveis reações físicas e emocionais a situações estressantes. O ajustamento é uma tentativa, bem sucedida ou não, de enfrentar o estresse, de equilibrar nossas necessidades com exigências do ambiente, de ponderar nossos desejos e nossas possibilidades reais e de viver a nossa vida da melhor maneira possível.
O QUE É O ESTRESSE
O estresse pode ser de natureza psicológica, social ou física, é constituído de um conjunto de reações fisiológicas que se exageradas em intensidade ou duração podem levar a um desequilíbrio no organismo. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação à situações novas.
Um dos pioneiros no estudo sobre o estresse foi Hans Selye, pesquisador canadense, em 1936 que submeteu cobaias a estímulos estressores e observou um padrão específico na resposta comportamental e física