Juíz
Juiz (do latim iudex, "juiz", "aquele que julga", de ius, "direito", "lei", e dicere, "dizer")
É a pessoa que se responsabiliza pela arbitragem de um evento de processo. É o cidadão com a autoridade pública, com poder de exercer atividade jurisdicional, solucionando e julgando conflitos. Servidor incondicional da lei.
O juiz é o membro da magistratura - no Brasil, é membro do Poder Judiciário - que, na qualidade de administrador da justiça do Estado, não só se declara como ordena no que for necessário a tornar efetiva a tutela jurídica.
Tem como características, ouvir cortesmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente e decidir imparcialmente.
- Sócrates
"A consciência é um juiz que tem um defeito freqüente nos juízes: adormece facilmente".
- Louis Legendre; Fonte: Chalita, Mansour. Os mais belos pensamentos de todos os tempos. 4 Edição. Rio de Janeiro: Assoc. Cultural Internac. Gibran. pág. 86.
O juiz acaba se tornando também um legislador, porque interpretam a lei, para se julgar.
- Leonardo Boff
"A independência do juiz não é uma faculdade absoluta, poder fazer o que queira sem dar satisfações. O juiz não tem, nem pode pleitear, moral ou profissionalmente, nenhuma independência diante da lei. Ele é, tem de ser, pelo contrário, um servidor incondicional da lei."
Nemo iudex in causa sua.
- Tradução: "Nimguém é juiz em seu próprio caso."
Qualificações de um juiz
Juiz arbitral
Juiz auditor militar
Juiz corregedor
Juiz de alçada
Juiz de direito
Juiz de fora
Juiz de paz
Juiz do trabalho
Juiz eleitoral
Juiz federal
Juiz de futebol
Juiz militar
Juiz ordinário
Juiz relator
Juiz revisor
Juiz presidente
Juiz vogal
A JUSTIÇA E O JUIZ Autor: Des. Moacir Leopoldo Haeser | Não é fácil a tarefa de julgar, como não é fácil exercer qualquer função que lide com insolúveis problemas de desigualdade social.O juiz vê, todos os dias, acumular-se em sua mesa uma avalanche de processos, que cresce assustadoramente, e se angustia