Justiça e igualdade
Justiça e Igualdade
SANTARÉM – PARÁ 2012
FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJOS
CURSO DE DIREITO
PROFESSORA: Shirlei Florenzano
Justiça e igualdade
Produção acadêmica elaborada como requisitopara
Avaliação da disciplina de Introdução aoEstudo
De Direito I, orientado pela professora:Shirlei F.
SANTARÉM-PARÁ 2012
Introdução
O objetivo deste trabalho é esclarecer para comunidade acadêmica qual o conceito de direito e justiça encontrados no capitulo 10 da sua obra, A ideia de Direito – a justiça como igualdade (justiça comutativa)- justiça e equidade, Kaufmann. Segundo o mesmo o direito esta vinculado a justiça e os mesmos são inseparáveis.
Segundo Kaufmann o conceito de direito é um conjunto de relações entre ser e dever-se. O direito deve ser compreendido como modelo da ideia do homem em sua tripla configuração, ou seja, o homem como criador do direito, como fim do seu mundo e o mesmo vinculado ao direito, o principal é o homem a ideia de direito é secundaria.
A justiça é um conceito fundamental no conceito de direito do autor absolutamente irredutível, da ética, da filosofia social e jurídica, a justiça surge no entendimento filosófico e teológico como a segunda das quatro virtudes cardinais: prudência, justiça, coragem e temperança, ou seja,a justiça é o valor jurídico mais elevado. Fica evidente no texto que Kaufmann ver a justiça como algo indispensável para a área jurídica. A justiça é no seu cerne igualdade.
Também a equidade não pode por tanto considerar e valorar um resultado singular, uma pessoa individual totalmente por si. Só o poderá o arbítrio e – paradoxalmente- a graça, na qual a justiça é efetivamente superada pois a graça deixa a