Algarismos significativos
• 2. Realizando medidas de forma científicaO que é medir?Medir significa quantificar uma grandeza com relação a algum padrão tomado como unidade;Uma medida não é absoluta.Irregularidades do objeto podem influenciar a medida final.As características do instrumento influem na medida.Medidas experimentais não são absolutas. Sempre existe uma “dúvida” no resultado obtido.
• 3. 2,74cmTenho certeza32Estou em dúvida
• 4. Algarismos corretos e algarismos duvidosos Vamos supor que você está efetuando a medição de uma lapiseira, utilizando para isso uma régua graduada em centímetros.Você observa que a lapiseira tem um pouco mais de nove centímetros e menos que nove e meio centímetros. Poderemos dizer que o comprimento é igual a 9,4 cm ou 9,3 cm. Ou seja, você tem um algarismos corretos (9) e um duvidoso (4 ou 3), porque este último foi estimado por você - um outro observador poderia fazer uma estimativa diferente
• 5. Veja a ilustração abaixo:O algarismo 9 é correto, pois foi lido na régua. A algarismo 6 é duvidoso. Ele não foi lido na régua: foi estimado. Uma pessoa diferente poderia fazer uma estimativa diferente.Embora o algarismo 6 seja duvidoso ele nos dá uma informação que tem significado: o comprimento vai além da metade da menor divisão. Com essa régua, obtemos uma medida com 2 algarismos significativos.
• 6. Vamos analisar de novo a mesma régua:Se afirmarmos que o comprimento do corpo é 9,67 cm, estaremos dando uma informação que não é confiável. O algarismo 6, embora seja duvidoso, informa que o comprimento vai além da metade da menor divisão, o que é correto. Ele é um algarismo estimado. Já o algarismo 7, é um algarismo “chutado”, pois não temos a mínima condição de estimá-lo. Com essa régua só podemos fornecer medida com, no máximo, 2 algarismos significativos.
• 7. Vamos medir o comprimento do mesmo corpo com uma régua melhor:Os