juros simples e compostos
Introdução
A idéia do valor do dinheiro através do tempo se da a partir do conceito de capitalização.
O processo de capitalização é o mecanismo através do qual um determinado capital aplicado produz juro ao fim de certo tempo de aplicação. Quando se aplica um capital a uma determinada taxa por período, por vários períodos o montante pode variar segundo dois critérios: regime de capitalização simples ou regime de capitalização composta.
Justificativa
A atividade tem por finalidade à analisar a aplicação do Juros simples e Juros Compostos ou seja identificar o custo do dinheiro ao longo do tempo”. E a conclusão de qual regime simples ou composto será mais adequada para a aplicação em uma empresa quanto à captação e aplicação de recursos.
Desenvolvimento
Existem varia formas de investimentos que as empresas podem fazer para obtenção de lucros a partir de um capital inicial. Os mais comuns são na forma de regime simples ou composto.
CALCULO DOS JUROS:
Valor dos juros é obtido da expressão: J = C x i x n onde:
j = valor dos juros
C = valor do capital inicial ou principal i = taxa n = prazo
M = montante final
Capitalização simples
No regime de juros simples os juros produzidos em cada período são excluídos do processo de capitalização. O capital que vence juros é constante ao longo do processo variando de forma linear em função do tempo. Juros simples são calculados como sendo o produto do valor principal (VP), taxa de juros (i) e prazo (n) expressamente assim:
J = VP*i*n
VF = VP + J
VF = 1*VP + VP*i*n
VF = VP * (1 + i*n)
Onde VF = Valor Futuro.
Exemplo para entendimento:
Suponha que você tenha R$ 200,00 e o aplique a uma taxa de rentabilidade de 10% ao ano, com juros simples, durante um ano.
Quanto você terá no final desse prazo?
Solução:
Aplicando a fórmula para rentabilidade... VF = VP (1 + i x n)
Substituindo os valores...