Juros simples e compostos
Juros
Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado. Esse percentual se dá por taxa de juros, o calculo de juro se dá pelo capital final menos o capital inicial, também chamados de Valor Futuro(VF) e Valor Presente(VP)
Valor presente é o capital aplicado no inicio, hoje, sem juros.
Valor futuro é o valor que teremos após um período com determinada taxa de juros.
O Juro pode ser calculado de duas formas, através de juros simples ou juros compostos.
Justificativa
Juros Simples
São calculados sobre o investimento de um capital inicial, ou seja valor presente, com uma determinada taxa de juros, por um determinado período ou prazo. O valor futuro de juros simples sempre será seu investimento inicial mais os juros aplicados.
Os juros simples podem ser utilizados como rentabilidade ou desconto. A taxa de rentabilidade é aplicada sobre o valor presente, e a taxa de desconto é aplicada sobre o valor futuro.
Em nosso dia-a-dia utilizamos juros simples em descontos de promissórias e desconto de duplicatas.
Juros Compostos
Os juros compostos são sempre calculados em função do saldo existente no início de cada respectivo período, desse modo a taxa de juros é aplicada ao capital no final de cada prazo, e o valor reajustado.
O atual sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, pois ele oferece uma maior rentabilidade se comparado ao de juros simples, onde o valor dos rendimentos se torna fixo, e no caso do composto o juro incide mês a mês de acordo com o somatório acumulativo do valor presente com o rendimento mensal, isto é, juro sobre juro. As modalidades de investimentos e financiamentos são calculadas de acordo com esse modelo de investimento, pois ele oferece um maior rendimento, gerando assim mais lucro.
Desenvolvimento
Exemplos de aplicação de juros simples e compostos em situações que são mais utilizados.
Juros