ESTETICA
É constituído por: linfonodos, Linfa,
Capilares,
Válvulas,
Pré –coletores,
Coletores,
Órgãos linfóides,
Ductos torácicos,
Linfonodo:
Estrutura disposta no trajeto dos vasos linfáticos, responsáveis pela produção de linfócitos e filtração da linfa,depurador capaz de absorver,metabolizar,e destruir elementos provenientes da circulação linfática.
Linfonodos periféricos corporal
Linfonodos cervicais:
.
Linfa:excesso líquido que circula no interior dos vasos linfáticos ,e é devolvido ao sangue .ou seja resultante do fluido localizado entre as células.o plasma sanguíneo se dirige ate o espaço intercelular.esse liquido acaba substituindo aquele já posicionado entre as células e dentro das células de maneira continua.a partir deste momento que esse liquido se dirige a drenagem inicia-se o processo de formação de linfa.
Lei dos capilares:a micro circulação é responsável pela oxigenação e nutrição e remoção dos produtos do catabolismo celular(dióxido de carbono-co2),em condições normais ,o liquido filtrado na microcirculação é quase totalmente reabsorvido no lado venoso,o restante (cerca 15%) é drenado pelos vasos linfáticos.
Capilares linfáticos: Iniciam no espaço intersticial. É uma rede muito fina e corresponde a primeira estrutura do sistema linfático. Possui paredes muito permeáveis, o que permite a entrada de macromoléculas de proteínas e minerais que não seriam absorvidos pelo sistema venoso.
Válvulas: As válvulas encontradas dentro dos vasos linfáticos têm orientação centrípeta, de modo que a linfa só pode seguir neste sentido auxiliando a linfa em direção ao coração esta presente nos pré coletores e coletores (pode ser encontrado tanto nas veias quanto nos vasos linfáticos ela tem a função de evitar o refluxo determinando a unidireção do humor(liquido)).
Pré- Coletores: vasos que se ligam aos coletores capilares. Suas