Perguntas e Respostas - Criança - A alma do Negócio
Acho que para ajudar numa boa educação escolar, a mídia citada deve ser bem específica. Com a contaminação que temos hoje em dia de propagandas que geram desejos nas crianças, é difícil achar algo ou algum canal que seja educativo ou que auxilie este quesito. O bom direcionamento da cultura da mídia, como vídeos educativos, canais abertos que falam e discutem bastante a educação, são exemplos de mídias que podem ser utilizadas. E além de tudo isso, cabe também ao professor, conscientizar e alertar sobre as influências que a mídia tem. É interessante ele buscar a discussão sobre desejos e vontades que isso gera na mente de cada indivíduo.
2) Até que ponto estas mídias favorecem a formação de um cidadão?
Acredito que seja bem relativa essa questão. A mídia esta o tempo todo gerando informações e vontades para as pessoas, ou até trazendo informações que sejam realmente úteis à vida delas. Depende muito qual a relação da pessoa com o que está sendo apresentado. Ás vezes a mídia pode estar sendo um meio de estudo da pessoa que está assistindo, mas na maior parte do tempo, ela vai favorecer a formação de um cidadão até o ponto que a pessoa consegue ter consciência de que tudo o que é apresentado, não é necessário em sua vida.
3) Qual o papel dos pais diante da indústria cultural?
O principal é que geralmente é ele quem permite ou proíbe a criança de ver Televisão ou aceitar as influências da mídia. Por mais que a mídia influencie e mostre algumas propagandas que despertam desejo, são eles quem permitem ou não esse consumo (seja de compra, ou seja o consumo televisivo). O papel dos pais é identificar e conversar com os filhos sobre o que é realmente importante para eles, e o que não é, já assim criando uma cabeça mais madura e consciente, que no futuro pode ser muito importante.
4) Como vocês perceberam a ludicidade durante as propagandas?
O tipo de propaganda que eu mais